Conheças os benefícios do tratamento de sementes

 


O tratamento de sementes é importante para conquistar bons níveis de produtividade e rentabilidade. Essa prática de manejo auxilia na prevenção de pragas e doenças, o que traz maior segurança para lavouras de soja e de milho.

Além disso, se o agricultor investiu em sementes de maior qualidade, é muito importante cuidar delas de uma forma mais atenciosa, para que atinjam todo o potencial produtivo do investimento realizado.

Nós acreditamos que devemos nos atentar a cada etapa do plantio, buscando realizar o manejo eficiente e atualizado, para que os empreendimentos agrícolas sejam cada vez mais rentáveis para o produtor rural.

Benefícios do tratamento de sementes

Há inúmeros benefícios no tratamento de sementes, os quais poderiam ser resumidos em dois itens: segurança e produtividade. Porém, para detalhar o impacto dessa prática de manejo na cultura, listamos alguns dos benefícios mais palpáveis:

- Prevenção de pragas e doenças

- Melhor desenvolvimento inicial da planta

- Melhora da resistência da cultura

- Plantas mais uniformes e vigorosas

- Melhora do enraizamento e da germinação

Essa prática é considerada barata, oferecendo um custo-benefício muito atrativo ao agricultor. Ela pode ser feita na fazenda, pelo próprio produtor rural, ou de maneira industrial, por empresas especializadas nesse serviço.

Práticas do tratamento de sementes

Uma série de ações de manejo constroem um bom projeto de tratamento de sementes, iremos listar algumas delas para que você compreenda a amplitude desse assunto. As práticas mais recorrentes são:

- Uso de defensivos agrícolas

- Enriquecimento nutricional

- Reguladores de crescimento

- Aplicação de inoculantes

- Revestimentos de sementes

Uso de defensivos agrícolas nas sementes

A aplicação de defensivos agrícolas nas sementes antes do plantio ajuda a proteger a lavoura de culturas como soja e milho de ataques de pragas, como fungos e bactérias. Isso porque podemos encontrar as pragas já nas sementes, e combatê-las desde o início traz um acréscimo de eficiência.

Enriquecimento nutricional

O enriquecimento nutricional das sementes tem como objetivo fornecer micronutrientes-chaves no processo de germinação, trata-se de uma nutrição focada nos primeiros processos de desenvolvimento da planta, antes que ela possa receber a nutrição foliar.

Reguladores de crescimento

Os reguladores de crescimento são usados para reduzir o desenvolvimento vertical das plantas, a fim de estimular o aumento horizontal delas. Em muitas culturas, isso proporciona mais vigor para a lavoura e melhoria na produtividade final.

Aplicação de inoculantes

Os inoculantes contêm bactérias ou fungos que intensificam a fixação biológica de nitrogênio na planta. A aplicação na semente garante uma melhora do desempenho das etapas iniciais de desenvolvimento da cultura.

Revestimentos de sementes

O revestimento de sementes é uma técnica que consiste em encobrir a semente com um polímero solúvel em água, ele tem o objetivo de proteger e melhorar a absorção de nutrientes e aditivos, proporcionando melhor desempenho de crescimento.

Métodos para o tratamento de sementes

Há diversos métodos para se tratar sementes, cada um com sua particularidade e eficiência. Listamos aqui alguns deles para comentá-los e explicá-los:

- Molhamento

- Peliculização

- Peletização

- Inoculação

- Condicionamento osmótico

Molhamento

Podemos dizer que é um dos métodos mais simples, trata-se de aplicar os produtos diretamente nas sementes a fim de protegê-la de pragas como fungos, bactérias e nematoides, o que diminui a necessidade de pulverização posterior de químicos.

Peliculização

Neste método, a semente é revestida com polímeros estratégicos com o objetivo de melhorar a eficiência da semeadura e da germinação. A película de polímero pode conter nutrientes e defensivos de proteção.

Peletização

A semente é revestida com um material rígido e seco, o que aumenta o seu tamanho e diminui a aspereza e as deformações, isso facilita a distribuição uniforme na semeadura manual ou mecanizada. A grande vantagem dessa prática é a diminuição do uso de sementes, pois melhora a eficiência da semeadura.

Inoculação

A maioria dos inoculantes são apresentados na forma líquida, o que faz com que a técnica seja bem parecida com o molhamento, porém, por se tratar da aplicação de fungos ou bactérias que melhoram o desempenho da absorção de nitrogênio nas sementes, é recomendado que as sementes sejam semeadas no mesmo dia em que receberam a inoculação.

Condicionamento osmótico

Trata-se basicamente da hidratação das sementes através de soluções osmóticas, aumentando o grau de umidade inicial. Em alguns tipos de sementes, esse processo traz um acréscimo de eficiência na germinação.

Não é somente a soja e o milho que recebem o tratamento de sementes, culturas como arroz, trigo e feijão também recebem acréscimos de produtividade notáveis com essa prática. É importante que o agricultor procure uma empresa especializada e confiável para lhe orientar sobre as melhores alternativas para essa prática de manejo.

Fonte: Agrichem

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal