Conheça o RenovaDrops: série de vídeos que vai explicar de forma simples o RenovaBio



A Embrapa, Agroicone e Fundação Espaço ECO, em parceria, criaram a websérie RenovaDrops visando compartilhar conhecimento sobre o RenovaBio, o programa brasileiro de biocombustíveis, e também esclarecer dúvidas sobre a RenovaCalc, a ferramenta oficial do Programa para a comprovação do desempenho ambiental da produção de biocombustíveis pelas usinas.

Serão 4 vídeos com a participação dos especialistas responsáveis pela elaboração da RenovaCalc, com o objetivo de promover o diálogo qualificado com os atores da cadeia e esclarecer a sociedade em geral acerca do programa brasileiro de biocombustíveis e sobre como o RenovaBio pode ajudar o Brasil na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) que causam aquecimento global. Assista o teaser, clicando aqui.

No Acordo de Paris, em 2015, momento em que 195 países pactuaram a responsabilidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), visando estabelecer o índice abaixo de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais, o Brasil adotou um papel de liderança e assumiu o compromisso de reduzir as emissões internas de CO2 em 43% até 2030, em relação aos níveis de 2005, como contribuição aos esforços de frear o aquecimento global.

Os biocombustíveis são parte fundamental do compromisso brasileiro no combate às mudanças climáticas e o RenovaBio foi estrategicamente concebido para ajudar a atender esse compromisso. Os biocombustíveis possuem um papel vital na redução das emissões de Carbono na atmosfera, que pode superar 70% em relação aos combustíveis fósseis equivalentes, podendo chegar a mais 90%, com os chamados biocombustíveis de segunda geração.

O Programa também está alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criado pela ONU em conjunto com a Agenda 2030, e se constitui em um esforço de centenas de nações para criar um novo modelo global que promova a igualdade, menos pobreza, bem-estar e inclusão para todos e desenvolvimento sustentável, respeitando e preservando o meio ambiente.

Biocombustíveis


Os biocombustíveis são combustíveis de origem biológica ou natural. Trata-se de uma fonte renovável de energia que é utilizada por meio da queima da biomassa ou de seus derivados, tais como o etanol (álcool combustível), o biodiesel e biometano, dentre outros.

Podem ser obtidos a partir de matérias-primas como a cana, milho e oleaginosas, bem como resíduos descartados das atividades agropecuárias, como resíduos de madeira e celulose e o sebo e gorduras animais. Estes recursos energéticos, além de renováveis, são mais sustentáveis no seu ciclo de vida.

Marcos Vicente (MTB 19.027/MG)
Embrapa Meio Ambiente

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal