Embrapa e Secretaria Estadual da Agricultura lançam Boletim com análise meteorológica para a cultura da videira na Serra Gaúcha
Segundo
a agrometeorologista Amanda Heemann Junges, pesquisadora da Secretaria
da Agricultura, o Boletim irá apresentar uma breve análise das
condições meteorológicas ocorridas nos dois primeiros meses do inverno
2020 e também um prognóstico climático para o bimestre agosto-setembro,
ambos utilizados para as orientações de manejo que estão sendo passadas
aos produtores. “Buscamos unir os dados das estações meteorológicas de
Veranópolis (DDPA/SEAPDR) e de Bento Gonçalves (INMET/Embrapa Uva e
Vinho), que são referência para região, para elaborar um resumo das
condições meteorológicas já ocorridas e descrever de que forma elas
afetam o crescimento e desenvolvimento das videiras e, assim, podem ser
usadas em ações de manejo futuras.
“Os produtores não podem alterar o clima, mas saber de forma antecipada a previsão do tempo e quais os manejos podem ser adotados para minimizar os possíveis prejuízos à produção estão entre os objetivos deste nosso esforço conjunto”, pontuou Marcos Botton, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho.
"Mesmo que se disponha de condições meteorológicas adversas, como baixa disponibilidade de frio no inverno ou riscos de geada na primavera, o conhecimento antecipado pode garantir safras. Frente aos cenários que se estabelecem, a pesquisa pode atuar com recomendações para se minimizar os prejuízos e garantir a produção. Este Boletim será o nosso canal para isso”, informa o pesquisador da Embrapa Henrique Pessoa dos Santos, que também é um dos especialistas que participa da edição.
Caio Fábio Stoffel Efrom, diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria (DDPA/Seapdr), destaca a importância da integração entre as duas instituições. “Diante das dificuldades existentes, é fundamental somarmos esforços. Então, essa iniciativa de atender uma demanda efetiva dos produtores da Serra Gaúcha e, com isso, integrar as ações das duas instituições para que se complementem, é muito bem-vinda”, avalia.
Além do Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha para a Videira, na página também poderão ser consultadas publicações relacionadas ao tema e dados meteorológicos mensais coletados nas estações meteorológicas da Embrapa Uva e Vinho, que fazem parte da rede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além do Boletim Agroclimatológico dos Campos de Cima da Serra, dedicado à cultura da macieira. Na página da Secretaria da Agricultura, há um link dedicado à agrometeorologia, no qual também podem ser acessadas algumas publicações da área.
A
expectativa é que futuramente o Boletim possa ser ampliado para outras
regiões e também outras espécies frutíferas cultivadas na região.
Viviane Zanella (mtb14400)
Embrapa Uva e Vinho
Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul
Comentários
Postar um comentário