Melaço de Cana aplicado na fruticultura


 

Diminuir os custos da nutrição animal é um verdadeiro desafio para o produtor rural e também para médicos veterinários e zootecnistas que atuam com assistência técnica. O valor gasto é alto e, se os ajustes não forem feitos, o retorno financeiro de alguns sistemas de produção pode não cobrir os custos.

Muitos produtores vêm buscando nos últimos anos por alternativas orgânicas aos insumos tradicionais. Esta é uma iniciativa que prioriza, além de tudo, aqueles produtos que conseguem oferecer benefícios a um baixo custo. Você sabia que o Melaço de Cana aplicado na fruticultura pode ser uma solução neste sentido? A sua aplicação tem aumentado a produtividade em diversas locais.

Para se ter uma ideia: na região do Vale São Francisco, em Pernambuco, foi utilizado este produto no solo. Como resultado houve um crescimento de 12% a 15% na produção local. Este ganho já é um motivo para prestar atenção no melaço. Acontece que não é o único benefício que o insumo traz para os produtores.

Ao adotar esta forma de adubação, ocorre também uma grande economia. Afinal, o Melaço de Cana pode ser até 4 vezes mais barato do que outros produtos que possuem o mesmo fim. Isto significa que o produtor consegue gastar menos e produzir mais quando investe nesta forma de adubar os seus pomares.

O melaço utilizado neste caso é concentrado e obtido a partir da fervura da cana-de-açúcar. No momento de ser aplicado ao solo ele é diluído em um tanque. Só depois o fluido pode ser transmitido para o sistema de irrigação da propriedade. O melhor é que ele pode ser aplicado em diferentes culturas.

Entre os exemplos bem-sucedidos estão as produções de manga e uvas. As últimas são os produtos onde os resultados alcançados são melhores. De cara os benefícios observados incluem cachos com bagas maiores. O nutriente também deixa as frutas mais vistosas, impactando em coloração e vigor. Ou seja: a qualidade do fruto é muito superior.

Melaço de Cana aplicado na fruticultura: acessível, combate às pragas e traz melhores resultados

A mistura básica de sacarose e sais minerais é altamente acessível para o produtor. E não apenas em virtude de seu preço: ela pode ser encontrada e fabricada em qualquer região do país. Acontece que ela, além de um ótimo fertilizante, também colabora no combate às pragas. O motivo é simples: o açúcar atrai insetos, permitindo que os produtos de combate sejam mais eficientes.

Desta forma, o Melaço de Cana aplicado na fruticultura junto com um agente de controle é capaz de potencializar resultados. Não é por acaso que muitos produtores notam até mesmo uma melhora nas folhas das árvores ao usar o produto. Isto ocorre porque o melaço colabora para que a planta absorva melhor os nutrientes do solo – elas se tornam de fato mais saudáveis.

Sobretudo porque a sacarose que constitui o insumo é alimento de micro-organismos. Justamente o que precisamos para desenvolver um solo mais nutritivo. Com relação à quantidade de aplicações, é algo que varia conforme a cultura. Em uma safra de uvas, por exemplo, que leva 5 meses, ocorre o mesmo número de aplicações.

Neste caso é necessário adubar cada hectare com 5 a 10 litros do produto diluído. Já na produção de mangas a adubação de melaço é mais frequente, ocorrendo uma vez por semana. Seja como for, não são poucos os benefícios que surgem com o Melaço de Cana aplicado na fruticultura. 

Para empregar você também este insumo, entre em contato e faça uma cotação.

É o que acontece com frequência, por exemplo, na pecuária leiteira, principalmente em períodos mais secos. O gado que, muitas vezes, é criado a pasto, acaba tendo que ser receber suplementação alimentar no cocho e isso eleva os custos. Do outro lado, o preço pago pelo litro de leite não costuma ser alterado. Dessa forma, se o produtor não usar formas alternativas para alimentar o gado, terá prejuízo.

Esse é apenas um exemplo, mas que mostra como a busca por formas alternativas de alimentação é necessária. Uma delas, é o melaço de cana, que ajuda na redução de custos da nutrição animal e se mostra com uma boa escolha.

Nutrição Animal x Melaço de Cana

Para começar a entender a relação entre custos do melaço de cana e como ele pode ser usado para a nutrição animal, é preciso saber o que é o melaço.

Trata-se de um subproduto da refinaria do açúcar, ou seja, é o que sobra da fabricação do açúcar da cana, que você provavelmente usa em sua casa. Embora possa ser considerado praticamente um resíduo, ele ainda tem um grande poder energético. Contudo, como a sua produção é das “sobras” de um tipo de indústria, o seu custo final não é alto.

Dessa forma, se você é produtor rural, pode entender que o melaço de cana é uma boa fonte de energia para os seus animais a um custo baixo. Já imaginou como isso pode ser útil, principalmente na época da seca, quando as vacas leiteiras sofrem com o pasto baixo?

Dessa forma, podemos dizer que dentre as vantagens do melaço de cana na nutrição animal podemos citar:

  • É muito palatável;
  • É aromatizante;
  • Energético;
  • Pode ser usado na forma líquida ou em pó, o que possibilita que seja incluído na ração ou até misturado ao capim picado;
  • Quando armazenado corretamente, tem alta durabilidade;
  • Boa relação custo-benefício em relação à ração usada.

Melaço de Cana na Bovinocultura

O melaço de cana já é usado comumente na ração de bezerros, como fonte de energia mais barata. Já o melaço líquido, vem sendo usado sobre alimentos mais grosseiros, como quando a forrageira está mais seca e assim mesmo, é picada para fornecer aos animais.

Ele ajuda na palatabilidade, bem como fornece uma fonte de energia barata, diminuindo os custos de produção. Essa é uma prática comum em países como Austrália, Coréia, Chile e EUA. 

Muitos produtores oferecem o melaço de cana para o gado engordar. Dessa forma, mesmo em época de seca, a queda no escore corporal dos animais é controlada. O gasto é pouco, em comparação com o resultado obtido.

Existem estudos também sobre o uso de melaço como suplementação para vacas em lactação e o melaço, quando associado a uma boa fonte de fibra, vem surtindo bons resultados. A fonte de energia de baixo custo ajuda a aumentar a produção leiteira e até a diminuir o consumo da ração, sem prejudicar a curva de lactação.

Embora tenhamos citado o uso do melaço em bovinos até o momento, ele também vem sendo usado e estudado como fonte de energia em outras áreas da produção animal, como por exemplo, na ração de pintos em crescimento. Seja qual for o caso, é preciso fazer uma adaptação do gado para que o aproveitamento do melaço seja o melhor possível.

Fonte: Mellaço de Cana

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal