AgroResidência abre primeiro edital para seleção de projetos da aquicultura


Está aberto o primeiro edital de chamamento público, no âmbito do AgroResidência – Programa de Residência Profissional Agrícola, destinado à seleção de propostas de projeto de residência profissional agrícola para atuação específica junto à cadeia de aquicultura. A iniciativa é coordenada em conjunto pelas secretarias de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) e de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Programa AgroResidência destina-se à qualificação de jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins, apoiando projetos de residência elaborados e coordenados por instituições de ensino de todo o país, voltadas para a qualificação técnica dos estudantes, favorecendo a inserção desses profissionais no mercado de trabalho e assim, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura brasileira.

As instituições de ensino, vinculadas à Administração Pública Federal, poderão enviar as propostas à Comissão de Seleção e Avaliação de Projetos, em formato PDF, para o endereço eletrônico “[email protected]”, com a designação do assunto no e-mail “Edital 01/2022 (indicar o nome da instituição)” de meia-noite do dia 1º de agosto às 23h59 do dia 22 de agosto de 2022, conforme o edital.

Mais informações sobre o chamamento público poderão ser solicitadas ao Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater/ SAF/ Mapa), pelos telefones (61) 3276-4675 ou 3276-4674 ou pelo e-mail “[email protected]”.

As propostas selecionadas terão direito a financiamento estimado de R$ 1 milhão. Os recursos deverão ser usados para custeio das bolsas de residentes, professores orientadores e despesas com a participação dos alunos residentes, professores orientadores, técnicos orientadores e de colaboradores eventuais em reuniões, oficinas, seminários, congressos e afins.

>> Veja aqui o edital do AgroResidência


AgroResidência


O Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência) destina-se a apoiar a formação de profissionais com as competências necessárias
para a plena atuação nas áreas de ciências agrárias e afins, favorecendo a inserção desses profissionais no mercado de trabalho.

Residente participante do programa no Ceará - Foto: Divulgação/SAF/Mapa


O público-alvo é de jovens entre 15 e 29 anos de idade estudantes ou recém-egressos de cursos, de nível médio ou superior, de ciências agrária e afins.

A Residência Profissional Agrícola se caracteriza pela inserção dos residentes por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional.

O programa visa ainda aproximar e fortalecer a relação do universo acadêmico com a realidade da agricultura brasileira, contribuindo para a
formação de profissionais capazes de dar respostas às demandas colocadas pelos diferentes segmentos do setor produtivo agrícola.

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal