Curiosidades sobre a criação de peru no Brasil


Confira os detalhes da produção dessa ave natalina numa entrevista com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Élsio Antonio Pereira de Figueiredo

Sabe como é feita a criação de peru? A ave é um dos alimentos que estará em evidência no Natal em parte dos lares brasileiros. Para tirar algumas dúvidas sobre a criação de perus o AgroSaber fez uma breve entrevista com um dos grandes especialistas no País em genética de aves, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC), Élsio Antonio Pereira de Figueiredo.

Ele é zootecnista, com mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1978) e doutorado em Animal Breeding – Texas A&M University System (1986). Atualmente é pesquisador nas áreas de melhoramento genético de suínos e aves e sistemas orgânicos de produção. Confira abaixo as oito curiosidades que o AgroSaber desvendou dessa ave.

1- Quanto tempo leva a criação de peru?

Os perus criados na indústria avícola podem ser criados até 22 semanas para lotes de machos e até 20 semanas para lotes de fêmeas. No entanto, o peru de Natal é criado até cerca de 10 semanas de idade e são apenas poucas aves utilizadas para esse fim.

2- Qual o destino da maioria de produção de perus do País?

A maioria vai para o processamento industrial e não para venda de carcaças inteiras. O Brasil produz anualmente cerca de 160 mil toneladas de carne de peru com exportação de cerca de 26% e consumo interno de 74%. Numa comparação com a carne de frango o Brasil produz anualmente cerca de 13,8 milhões de toneladas, das quais 31% são exportadas e 69% ficam no mercado interno. Isso significa que em volume a carne de peru brasileira representa apenas pouco mais de 1% do que é produzido de carne de frangos.

3- Qual o peso médio da ave ao abate e quanto ela rende de carne?

Os machos alcançam 25 quilos em 22 semanas de idade e as fêmeas alcançam de 14 a 15 quilos com 20 semanas de idade. Tem uma pequena variação nos pesos e idades entre as três genéticas utilizadas (Nicholas, BUT e Premium). O peso médio da ave de abate varia conforme o mercado e o produto que será feito com a ave abatida. As aves destinadas para a ceia de Natal como peru tem aproximadamente quatro quilos na embalagem. Isso significa que provavelmente são aves fêmeas abatidas por volta de 10 semanas de idade.

 Élsio Antonio Pereira de Figueiredo, zootecnista e pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC)

4- Quais as principais características da carne de peru?


A carne de peru é uma carne diferente da carne dos frangos em gosto, sabor, textura, coloração. Com exceção dos frangos ‘Chester’, que produzem peito extragrande, os perus do tipo industrial produzem peito “extra extragrande”, com grande quantidade de carne, numa comparação com os demais frangos, que produzem peito grande. Os perus podem ser criados até 22 semanas de idade, o que torna a carne ainda mais diferente da dos frangos, mas aves abatidas com essa idade são transformadas em produtos processados e sua carne não é vendida na forma in natura.

5- A ave se alimenta do que?

As aves são alimentadas com ração balanceada como as galinhas de granja. As rações são oferecidas em formato diferente conforme a idade e contém todos os nutrientes energia, proteína, aminoácidos, vitaminas, minerais, microminerais necessários para cada fase da vida da ave.

6- A criação é feita de forma caipira ou também pode ser feita num sistema de granja, fechado e controlado?

A criação somente é feita em sistema de granja, com altíssima tecnologia de controle ambiental, bem-estar animal, conforto térmico, biossegurança das granjas e cuidados sanitários. A criação caipira no Brasil é praticada apenas para o consumo doméstico nos sítios e fazendas. Não é feita como a de frangos caipira. Em outros países existem sistemas de criação à solta como a criação regulamentada dos nossos frangos caipiras.

7- A genética das aves é 100% importada?

Sim, é 100% importada. Importa-se bisavós ou avós e aqui se produzem matrizes e pintos comerciais do peru.

8- Quais as principais recomendações para a produção de peru no Brasil?

A primeira recomendação é estudo de mercado. Por que e para quem alguém gostaria de produzir perus? Qual a demanda desse mercado? Qual a escala necessária para otimizar a logística e a rentabilidade do negócio. Perceba que produção brasileira de perus é feita por poucas e grandes empresas globais. Uma parte da produção é exportada. O peru de Natal é consumido praticamente um único dia do ano, e apenas por uma pequena parcela da população. Vamos inferir que poderá ser de apenas uma ave para 10% das famílias por ano. O maior volume da produção é processado e dá origem à vários produtos. A segunda recomendação é contratar uma empresa de consultoria para efetuar o projeto do negócio como um todo (origem dos pintos, origem da ração, instalações necessárias para cada fase, da criação, do abate, do processamento) encadeamento logístico entre as fases e etapas da produção, transporte, abate, processamento). Isso tudo é um mundo de complexidade. A parte mais fácil é como criar perus. Essa os técnicos em produção animal conseguem rapidamente se capacitar e produzir. Existem várias bibliografias, fornecedores brasileiros e do mercado global de insumos, de equipamentos que ofertam seus serviços e produtos depois que o seu projeto do negócio estiver pronto.

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal