Embrapa realiza curso sobre sanidade, prevenção e qualidade ambiental no manejo do zebrafish em experimentos laboratoriais

O curso Sanidade, prevenção e qualidade ambiental no manejo do zebrafish em experimentos laboratoriais, realizado na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) em abril de 2018, buscou o treinamento de alunos graduandos; pós-graduandos, estagiários e técnicos dos laboratórios que possuem experimentação com animais. Teve a parceria com o setor de Pós-Graduação em Biologia Animal da Unicamp com a participação da Professora Marlene Tiduko Ueta e dos alunos da disciplina de Sanidade, prevenção e qualidade ambiental em sistemas produtivos de peixe.

O Gestor Operacional do Laboratório de Ecotoxicologia e Biossegurança da Embrapa Meio Ambiente José Henrique Vallim, ministrou uma aula teórica abordando o tema do curso, descrevendo com detalhes as atividades de rotina e as experiências que adquiriu durante os anos que trabalhou com animais.

Márcia Ishikawa, pesquisadora responsável técnica veterinária dos Biotérios da Embrapa Meio Ambiente, coordenou a apresentação de casos e discussão sobre ocorrência de doenças e bem-estar dos animais experimentais.

"Este foi o primeiro de muitos outros que serão organizados para atender as exigências necessárias e garantir o bem-estar dos animais durante a execução de experimentos nas instalações da Embrapa Meio Ambiente, enfatiza a pesquisadora.

"As aulas e treinamentos destes cursos serão uma grande oportunidade para interação, troca de experiências e de muito aprendizado entre os participantes. Todos os estagiários, bolsistas, e técnicos de laboratórios terão a oportunidade para se atualizarem e se capacitarem em diversas atividades relacionadas ao manejo e procedimentos experimentais com animais", continua Márcia.

No final do curso realizou-se uma visita técnica ao Laboratório de Ecotoxicologia e Biossegurança - LEB da Embrapa Meio Ambiente para observação dos ambientes laboratoriais experimentais e de manutenção do zebrafish, onde os coordenadores do curso, José Henrique Vallim e Rodrigo Fernandes Castanha demonstraram os equipamentos, materiais, alimentos e demais materiais utilizados no manejo dos organismos aquáticos mantidos no LEB.

O próximo curso está agendado para 13 de junho de 2018 e será realizado junto com a Comissão Ética no Uso de Animais (CEUA) da Embrapa Meio Ambiente.

Por Cristina Tordin (MTB 28499)
 
Fonte: Embrapa

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal