Certificação de propriedades que utilizam ILPF será discutida em simpósio nesta semana


Mais de 80 fazendas estão hoje em processo de certificação de propriedades sustentáveis segundo os protocolos da Rede ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) no Centro-Oeste, Matopiba e Paraná, principalmente. Para a certificação, são avaliados diversos indicadores relacionados a boas práticas de manejo e bem-estar animal, gestão, origem e qualidade de insumos, impacto social e econômico, saúde e segurança, entre outros.

De acordo com o vice-presidente de Relações Institucionais da Rede ILPF e Sócio da CEPTIS Agro, José Pugas, o agronegócio brasileiro está acelerando sua entrada na economia verde. “Traders, financiadores, investidores e consumidores demandam transparência sobre o que acontece na propriedade. A certificação atende essa pressão, favorecendo o produtor que tenha competitividade socioambiental no ecossistema internacional de finanças sustentáveis”, destaca.

Pugas vai tratar do tema no Painel Sustentabilidade dos sistemas ILPF, durante o  VI Simpósio de ILPF do Estado de São Paulo, que ocorre nesta semana, nos dias 19 e 20, pelo Youtube.

Para o moderador do painel, o pesquisador Sérgio Raposo de Medeiros, da Embrapa Pecuária Sudeste, a integração, em qualquer configuração (ILP, ILPF, Silvipastoril), é o melhor exemplo de sistema sustentável. “Os sistemas integrados, além de serem complementares no caso do fluxo de caixa ao longo do ano ou por um poder aproveitar mão-de-obra do outro, por exemplo, são sinérgicos. Um ajuda ao outro a produzir mais. O boi ganha mais peso depois da lavoura. A lavoura produz mais depois do boi. No silvipastoril há a questão da sombra e bem-estar animal, com potencial de produzir mais também”, explica Medeiros.

Para uma propriedade conseguir a certificação, ela deve ter ao menos 5% de sua área produtiva ou 100 hectares com algum manejo integrado implementado, de acordo com Pugas. Além disso, a fazenda precisa estar em regularidade social e ambiental com as legislações inerentes à prática das suas atividades.

O painel ainda vai trazer outros dois assuntos para a discussão: "Matéria orgânica no solo em sistemas integrados", com Ladislau Martin Neto, pesquisador da Embrapa Instrumentação, e "ILPF como estratégia de mitigação às mudanças climáticas", com Alexandre Berndt, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste.

A realização do VI Simpósio de ILPF do Estado de São Paulo é da Embrapa Pecuária Sudeste e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). As inscrições estão abertas. Confira a programação aqui. O evento será on-line, das 16h às 19h, pelo YouTube.

Serviço

VI Simpósio de ILPF do Estado de São Paulo
Data: 19 e 20 de novembro
Horário: 16h às 19h
Inscritos receberão link para acompanhar pelo YouTube
Inscrição e mais informações aqui.

 

Gisele Rosso (Mtb 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal